PROJETO

O Núcleo de Arte e Música - 2020 da Redes da Maré contou com o apoio através da Lei do ISS e foi desenhado numa parceria com o Instituto d’O Passo e a Azulejaria.


O Núcleo teve por objetivo possibilitar a realização de oficinas de música e de artes, visando o desenvolvimento integral de crianças e jovens, a partir de experiências educativas não formais, através da vivência continuada por um ano.

Com a pandemia, as oficinas foram adiadas e aconteceram à distância, de agosto de 2020 a junho de 2021, por meio de trocas por aplicativo de conversa devido aos limites de conexão com a internet por parte de seu público principal: crianças e adolescentes já cadastrados em outros projetos da Redes da Maré.

As oficinas realizadas foram: “A Maré é Som” e “Passos Sonoros”, reunidas num mesmo grupo de trocas e em parceria com a Biblioteca Escritor Lima Barreto;  “Brincando com Arte”, parceria com o projeto Nenhum a Menos e a Oficina de Violão.

 

As Parcerias

O Núcleo de Arte e Música na Maré pretendeu fortalecer o diálogo entre oficinas de diferentes linguagens artísticas da Redes da Maré, reunindo as parcerias do Instituto d’O Passo e da Azulejaria. A inspiração para esse diálogo veio das metodologias de ambos, onde a escuta e a construção coletiva são características comuns. 

 


Desde 2006 em parceria com a Redes da Maré, a Azulejaria desenvolve oficinas e inúmeros projetos de arte com ênfase na construção de um processo criativo que passa por diferentes linguagens artísticas - literatura, pintura, desenho - e pelo envolvimento direto dos moradores (especialmente de crianças, adolescentes, jovens adultos) na elaboração de uma reflexão sobre aspectos da vida na Maré.

 

 


Já o método de ensino musical O Passo, criado pelo músico e educador Lucas Ciavatta e base de todo trabalho do Instituto d’O Passo, esteve presente em diferentes projetos e ações da Redes da Maré também desde o início dos anos 2000. Seja em oficinas na Escola Livre de Danças da Maré, em colaborações em projetos como o Maré sem Fronteiras, ou em espetáculos do Bloco d’O Passo no Centro de Artes da Maré ou na Lona Cultural Herbert Vianna

 

Reunindo essas parcerias, o Núcleo de Arte e Música na Maré pretendeu fortalecer o diálogo entre oficinas de diferentes linguagens artísticas da Redes da Maré. A inspiração para esse diálogo veio das metodologias de ambos, onde a escuta e a construção coletiva são características comuns.

Diante do desafio de realização do projeto na pandemia, somaram-se também outros dois projetos da Redes da Maré: a Biblioteca Popular Escritor Lima Barreto e o projeto Nenhum a Menos no esforço do alcance do público de crianças e adolescentes da Maré.

 Realizações

 

 

3 grupos de Whatsapp com oficinas de arte e de música com 48 participantes de 6 a 34 anos

 

 

+ de 6.000 mensagens trocadas

 

 

2 visitas culturais virtuais realizadas: 23/02/2021 - Exposição

 

 

Recuperação de instrumentos da Redes da Maré para a volta de atividades presenciais

 

 EQUIPE

 

Coordenação

Daniela Ferreira Nunes


Coordenação artística e pedagógica

Lucas Ciavatta
Laura Taves

 

Oficina A Maré é Som
(em parceria com a Biblioteca escritor Lima Barreto)

Laura Taves
Luciene Andrade
Márcia Queiroz
Matheus Fonseca


Oficina Brincando com Arte
(em parceria com o projeto Nenhum a Menos)

Gilson Jorge


Oficina de Violão
(em parceria com Biblioteca escritor Lima Barreto e com o Projeto Nenhum a Menos)

Cadu Torres

Parceiros Apoiadores

 

Patrocínio

Prefeitura do Rio de Janeiro
Secretaria Municipal de Cultura
Banco BTG Pactual

Parceiros institucionais

Instituto d'O Passo
A Azulejaria

Algumas fotos do Núcleo de Arte e Música da Maré

PROJETOS RELACIONADOS

Fique por dentro das ações da Redes da Maré! Assine nossa newsletter!